Se tem uma estratégia de marketing que é referência de sucesso ao redor do mundo, certamente esse mérito fica para o McDonald’s!
Afinal, estamos falando de um estabelecimento famoso globalmente por inúmeros aspectos, no qual qualquer cliente, independentemente de sua localização, consegue de longe reconhecer as lojas da marca.
E engana-se quem acredita que tudo isso é por acaso e que toda essa fama se dá unicamente por ser uma grande rede de alimentação. Pelo contrário, cada detalhe da marca, como cores, logo, layouts e até cheiro, são pensados estrategicamente pela empresa.
Portanto, se você quer conhecer melhor a estratégia de marketing do McDonald’s e se inspirar com ideias e ações para o seu negócio, não deixe de conferir essa incrível jornada de sucesso da maior marca de fast food do mundo.
A origem da marca McDonald’s
A história do McDonald’s começa lá pelos anos 1940 na Califórnia, quando dois irmãos, Richard e Maurice McDonald’s, resolvem abrir uma simples hamburgueria com preços populares e produtos de melhor qualidade aos seus clientes. Com valores bem abaixo da média do mercado para a época, a ideia principal era “bombar” nas vendas, mas sem abrir mão de uma boa carne e de batatas crocantes.
Assim, os irmãos inovaram e, pela primeira vez nos EUA, nascia uma espécie de restaurante sem garçons, o que daria origem ao conceito amplamente conhecido hoje: o fast-food.E o sucesso desse modelo foi imediato. Afinal, mais do que preços atrativos, o que era mais importante mesmo para o público parecia ser o atendimento rápido e prático. Logo, os criadores trataram de investir mais nessa ideia e, aí sim, iniciaram uma estratégia de marketing mais voltada para essa pegada.
Com essa sacada, o McDonald’s ganhou força com a chegada de mais um representante chamado Ray Kroc, que agregou o Milk Shake ao cardápio e, mais tarde, viria a propor a criação de uma franquia da marca.
Um novo mix de produtos surge no McDonald’s
Certamente você já entrou em uma loja do McDonald’s e notou que, hoje, não é só de hambúrgueres e milk-shakes que vive a marca, concorda?
Mesmo que esses ainda sejam o carro-chefe, é completamente possível encontrar outros produtos no atendimento, que vão desde dezenas de tipos de sanduíches, até saladas, cafés, bebidas e sobremesas.
Mas apesar de parecer óbvio nos dias de hoje, esse mix de produtos surgiu a partir da estratégia de Marketing do McDonald’s ao longo dos anos, que precisou acompanhar tendências e ampliar suas ofertas para um público cada vez mais diversificado e exigente.
Atualmente, estima-se que o mix de produtos do McDonald’s conte com cerca de 75 opções no menu, além de edições temporárias e especiais ao redor do mundo.
Uma expansão bem significativa para quem criou uma marca, em que originalmente a ideia era trabalhar apenas com simples hambúrgueres.
As principais estratégias de Marketing do McDonald’s
Além da diversificação de seu mix de produtos, o McDonald’s é uma referência em estratégia de marketing, justamente por conseguir trabalhar diferentes pilares ao longo de sua existência. Segundo a empresa, essas estratégias são baseadas em 4 fatores básicos: adaptação, experimentação, inovação e segmentação.
Só em 2020, estima-se que a marca investiu mais de US$650 milhões em ações estratégicas ligadas a esses pilares.
E para entender melhor como a empresa enxerga essas oportunidades, separamos a seguir alguns aspectos indiscutíveis que o McDonalds consegue trabalhar como ninguém. Confira!
Experiência e inovação
Ninguém duvida que a experiência aplicada na estratégia de marketing do McDonald’s é referência de sucesso no mundo inteiro. Caso contrário, a marca não teria se estabelecido tão firmemente em todos os continentes.
No entanto, vale destacar que toda essa expertise na verdade tem origem em uma visão inovadora única de seus gestores, que sempre estiveram à frente de seus concorrentes.
Por exemplo, durante a década de 50 e 60, a marca investia em publicidade em outdoors espalhados por todos os cantos nos Estados Unidos, enquanto nenhum restaurante vazia isso.
Depois, a criação do sistema Drive-thru também revolucionou o setor de alimentação, possibilitando que pessoas comprem seus lanches sem sequer entrar no estabelecimento.
Dinamismo e experimentação
Quem nunca conferiu e até provou lanches novos, temáticos e temporários da marca? Pois bem, essa é mais uma estratégia de marketing do McDonald’s que acompanha seu menu ao longo da história. Ou seja, diferentemente de muitos estabelecimentos (incluindo outras marcas de fast food), o McDonald’s conseguiu a proeza de trabalhar sempre com lançamentos e experimentos, mas sem tirar o brilho de seus clássicos, como o Big Mac ou o Big Tasty, por exemplo.
Dessa forma, volta e meia é possível encontrar sanduíches e lanches novos nos menus para contemplar eventos específicos, shows, filmes e séries, que podem surgir e desaparecer em questão de meses, mas que mesmo assim fazem muito sucesso.
Campanhas humanizadas e segmentação
Apesar de ser alvo de inúmeras críticas, o McDonald’s sempre conseguiu trabalhar também com excelentes campanhas de marketing, quase sempre muito humanizadas e segmentadas. Exemplos como McLanche Feliz são sucesso no país há décadas, atraindo famílias com crianças todos os anos. O McPlant também conseguiu atrair até mesmo veganos para a rede, graças a uma campanha extraordinária para esse público.
Por fim, recentemente no Brasil, a marca ainda lançou uma campanha chamada Méquizice, gerando um conceito exclusivo referente a experiência única ao consumir um produto da rede. Em resumo, esse é um pequeno apanhado sobre os principais pilares da estratégia de marketing do McDonalds e como a marca tem a incrível capacidade de se reinventar a cada momento, porém, focando exclusivamente em pilares essenciais de sua essência.
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