top of page

Saiba como declarar o DASN SIMEI




Sabemos que a formalização de pequenos empresários, é muito importante e que essa regularidade exige algumas obrigatoriedades. A DASN é uma declaração anual que todo Microempreendedor Individual (MEI) deve fazer anualmente.


Neste texto, você vai entender em mais detalhes o que é DASN, o que e como fazer a Declaração Anual do Simples Nacional.



O que é DASN?


Fica fácil entender o que é DASN se você se atentar para o significado dessa sigla, que é: Declaração Anual do Simples Nacional. Ela também é conhecida como Declaração Anual de Faturamento. Ao fazer sua DASN, o micro empreendedor deve informar seu faturamento bruto. Isto é: tudo que vendeu no ano anterior, independentemente de ter emitido nota fiscal ou não.


Neste ano, os microempreendedores individuais devem apresentar a declaração referente ao ano-calendário 2022 até 31 de maio de 2023. É recomendado que o microempreendedor tenha um relatório durante o ano para melhor controle do faturamento durante o período do ano, a fim de facilitar a declaração.


De acordo com o Portal do Empreendedor, quando a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN/SIMEI) é feita em atraso, há uma multa, no valor mínimo de R$ 50,00 (cinquenta reais), ou de 2% (dois por cento) ao mês-calendário ou fração.

Esses valores são incidentes sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na declaração anual, ainda que integralmente pago, limitada a 20% (vinte por cento). E importante você declarar para o seu CNPJ continuar Ativo e sem pendências no governo.



Passo 1

Calcule tudo o que entrou na sua empresa durante o ano de 2022, isso incluí, pagamentos que foram recebidos em Débito, Crédito, Boleto, PIX, TED ou DOC. Não deixe nada de fora.

Se você possuí apenas uma conta PJ onde recebeu todos esses pagamentos sem ter por outros bancos, basta apenas você solicitar um extrato desde o dia 01/01/2022 até 31/12/2022, assim o banco irá te enviar um email com todas as entradas durante esse período.

Caso tenha recebido por mais de um banco, você precisará calcular quanto recebeu em cada um deles e assim fazer uma soma total.



Passo 2

Acesse o site da Simples Nacional (CLIQUE AQUI) e clique em "SIMEI":




Passo 3

Após clicar em SIMEI, role a página para baixo até encontrar "DASN SIMEI - Declaração Anual para o MEI".




Passo 4

O site te levará para essa página onde você deve inserir seu CPNJ. Após isso clique em "Continuar"




Passo 5

Aqui insira o ano que você quer declarar e clique em continuar. Não marque a opção "extinção", só marque apenas se você fechou o seu CPNJ.



Passo 6

Aqui você deve informar o cálculo total de recebimentos em 2022, assim como explicamos no começo da matéria: Se o seu négocio for comércio, insira no campo esquerdo, se for um prestador de serviços, no campo direito. Também lembre-se de marcar abaixo se você contratou alguém durante 2022. Após isso clique em "Continuar"



Passo 7

Aqui você irá conferir todas as parcelas de sua contribuição com o INSS durante 2022.

Role a pagina até o rodapé e clique em "Transmitir"


Pronto! Sua declaração foi feita.


A Simples Nacional irá te dar a opção de baixar a comprovação deste ato, recomendamos você baixar e guardar. Lembrando que até mesmo quem abriu o CNPJ MEI mas não começou ainda a receber pagamentos, deve declarar. Só basta deixar os rendimentos e valor bruto em R$0,00.



Este conteúdo faz parte da missão da Stark a ajudar pesssoas e empresas a ter mais controle sob suas vidas financeiras, além de sermos focados em oferecer o melhor visual e comunicação visual.



Gostou? Compartilhe na sua rede social favorita, ou copie o link e mande a quem precisa saber.

Comments


bottom of page